A EEEFM “Rio Claro” participa,
neste ano de 2017 do PROEMI, tendo em vista fortalecer propostas
curriculares inovadoras. Contemplada com apoio técnico e financeiro, consoante
à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, visando atender
às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual.
As
propostas contemplaram as seguintes áreas:
I.
Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e
Matemática)
“Variando o repertório”, trabalho semanal com um banco de dados
contendo: questões nos moldes das avaliações externas; aulas preparadas pelos
professores de Matemática e Língua Portuguesa e/ou retiradas de outras fontes.
“Jovens, produções e conhecimento”, ação
interdisciplinar com produções
textuais a partir de aulões temáticos em atualidades por área de conhecimento
para todos os alunos do Ensino Médio envolvendo todas as disciplinas.
II.
Iniciação Científica e Pesquisa
“Clube Filosófico”, propõe leituras de textos clássicos da filosofia
e sociologia para os estudantes. Através de rodas de conversa, tende ampliar debates
relacionando-os com a realidade atual de nossa comunidade, cidade, estado, país
e mesmo as condições humanas universais do momento histórico.
“Dicionário Etimológico de Guarapari”, realização de uma pesquisa bibliográfica
e de campo com o objetivo de produzir um dicionário etimológico com a origem
dos nomes e curiosidades sobre os bairros, comunidades e distritos do município
de Guarapari, desenvolvendo a prática da leitura e escrita, da pesquisa
científica e da constituição de uma identidade cultural local.
“Gota de
vida”, conscientização dos alunos
sobre a importância do uso racional da água. Realização de reflexões no campo
teórico, a partir do trabalho em sala com os conteúdos das disciplinas de
Física, Matemática, Química e Biologia, contextualizando teoria e prática. Realização
na prática a construção de uma rede de captação de água na escola, utilizando
bobonas e caixas de águas como tanques reservatórios, projetada e aplicada
pelos próprios estudantes sobre a
coordenação, orientação e apoio prático dos professores responsáveis.
III.
Mundo do Trabalho
“Rumo às profissões”, promoção de momentos a fim de oportunizar aos alunos
o contato com as diversas profissões através de um Workshop e três palestras na
escola, promovidas por ex-alunos.
IV.
Línguas Adicionais/Estrangeiras
“Hidden Talents” (Talentos ocultos), organização
de um show de talentos em que os alunos apresentem músicas na Língua Inglesa,
promovendo assim um intercâmbio cultural.
V.
Cultura Corporal
“Expresse-se”
com produção de
clips musicais editados, como forma de expressão multicultural.
VI.
Produção e Fruição das Artes
“Galeria de arte itinerante e seus
diálogos”, atividades realizadas em sala de aula e expostas nos murais do pátio e das salas de
aulas, além de espaços alternativos da escola: refeitório, corredores, salas de
informática e professores, conforme a temática proposta. A galeria itinerante
também possibilita a transposição dos muros escolares e a exploração de novos
espaços e a (re)significação de espaços comuns
“O som do coração”, com a proposta
de produzir e aplicar aulas teóricas
sobre a História da música brasileira e capixaba, e a partir de debates entre
educandos e educador, realizar uma seleção de ritmos regionais a serem
trabalhados dentro das oficinas musicais.
VII.
Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital
“Blog Clareando”, promoção da aprendizagem e da formação de atitudes e valores para contribuição do
desenvolvimento de uma cidadania plena em um mundo informatizado, utilizando
Blog e as TICs como ferramentas de potência na divulgação das boas práticas
escolares.
“Jornal Clareando”, organização semestral, (julho e dezembro) de um
Jornal impresso, onde sob a orientação do professor responsável, os
estudantes terão a oportunidade de reportar as principais ações realizadas na
escola durante os dois semestres anuais.
VIII.
Protagonismo Juvenil
“Rádio
Estudantil Rio Claro”, produção
de uma Rádio Escola pelos estudantes sobre a supervisão do professor
responsável com atuação na divulgação das ações do calendário escolar, nos
projetos escolares, nos informativos diários, na apresentação de temas
relacionados às diversas disciplinas. Divulgação da produção musical regional e
local, dando prioridade às expressões artísticas dos estudantes e de seu meio
cultural.
“Grêmio Rio Claro”, promoção de um protagonismo político no
ambiente escolar, abrindo a possibilidade de diálogo entre os estudantes e a
gestão da escola, docentes, funcionários e familiares.
O som do coração |
Sensibilização dos alunos |
Jovem: Produção e Conhecimento |
Com
propostas curriculares inovadoras, o PROEMI, vem incentivar, envolver, de forma
dinâmica, nossos alunos em ações que visam atender suas expectativas,
necessidades e demandas da sociedade atual.
Rosiane Schunk Marchesi
Comentários
Postar um comentário